Da ideia à realidade

O projecto Juntos por Mais é o resultado de uma parceria estabelecida entre a maioria das Instituições e Juntas de Freguesia do concelho de Oeiras que desenvolvem actividade com idosos.

São várias as dificuldades apontadas pelas Instituições na organização de actividades de Ocupação de Tempos Livres, nomeadamente falta de recursos humanos, técnicos e financeiros.

Este trabalho em parceria permitiu aumentar do número de iniciativas ao dispor dos idosos e rentabilizar os recursos existentes.

Este projecto resulta da formalização, operacionalização do trabalho em parceria que já vinha a ser desenvolvido por várias entidades ao longo dos últimos 9 anos actividades de Ocupação de Tempos Livres dirigidas à população mais idosa do concelho de Oeiras.

Neste processo foi feito o alargamento a mais entidades e foram criados os meios necessários à operacionalização do projecto.

A colaboração das Instituições aderentes passa pela:

- Organização de actividades;
- Divulgação das actividades junto dos seus utentes/fregueses
- Recepção das inscrições e selecção dos participantes;
- Disponibilização dos recursos necessários para a realização de actividades.

Em 2008 estas parcerias são formalizadas através do projecto Juntos pelos Outros. Nesse mesmo ano e com a realização da Semana do Idoso altera-se a forma de funcionamento desta parceria. Passando a planificação e realização das actividades a ser feito por todos os parceiros.

Em 2009 o projecto passa a ser conhecido por VIVA + em virtude da utilização do site VIVA + como plataforma de trabalho.

Em 2010 é criada um Núcleo Dinamizador do projecto constituido por técnicos de 4 Instituições parceiras: Centro Social Paroquial de S. Julião da Barra; Centro Comunitário de Nossa Senhora das Dores; Oeiras S. Julião - Centro de Solidariedade Social; ProAtlântico – Associação Juvenil.

São competências do grupo dinamizador:

- Agendamento e Preparação de reuniões;
 - Envio de convocatórias de reunião para os restantes parceiros;
 - Elaboração e divulgação da ordem de trabalho das reuniões;
 - Envio de actas para os parceiros;
 - Fazer os pedidos de apoio logístico para as actividades;
 - Convidar novas entidades a integrar o projecto;

Em virtude do modo de funcionamento do projecto, a criação do núcleo dinamizador e a corresponsabilização de todos os parceiros pelo desenvolvimento do projecto levou à criação do projecto Juntos por Mais.

 

div> >